Com o constante uso dos smartphones e a maior dependência dos dispositivos móveis, os carregadores turbo ganham cada vez importância na vida das pessoas.

Com uma tecnologia de carregamento rápido, eles prometem mais autonomia aos aparelhos e maior distância das tomadas, tornando-se uma maneira eficiente de minimizar o tempo de inatividade dos celulares.

 

Como funciona um carregador turbo?

O funcionamento dos carregadores turbo baseia-se em princípios de eletrônica avançada e gestão de energia. Em um carregador turbo típico, vários componentes trabalham em conjunto para otimizar o fluxo de energia e aumentar a taxa de carga.

Um carregador comum oferece uma tensão de 5 Volts e corrente de até 2 Ampere, resultando em 10 watts. Quando o carregador é turbo a potência pode ultrapassar 15W. É essa quantidade que faz o aparelho carregar mais rápido, sem causar problema ao smartphone.

 

Os principais aspectos de funcionamento de carregadores turbo são:

Potência Aumentada: Carregadores turbo são capazes de fornecer potência muito maior do que os carregadores convencionais. Isso é possível através da manipulação de correntes e tensões de saída, permitindo que os dispositivos recebam energia em níveis mais elevados do que seriam capazes de lidar em um carregamento regular.

Negociação de Protocolos: Antes de iniciar o processo de carregamento rápido, o dispositivo e o carregador se comunicam para determinar os protocolos de carregamento suportados pelo dispositivo. Isso garante que o dispositivo possa lidar com a energia adicional de maneira segura. Os protocolos comuns incluem Quick Charge da Qualcomm, Power Delivery (PD), Adaptive Fast Charging da Samsung, entre outros.

Gestão de Calor: O aumento da potência de carregamento também pode resultar em maior geração de calor. Para evitar superaquecimento e danos aos componentes internos do dispositivo, os carregadores turbo incorporam sistemas de gestão térmica. Isso pode envolver a regulação inteligente da potência de saída com base na temperatura do dispositivo ou do carregador.

Monitoramento Constante: Carregadores turbo monitoram constantemente o estado do dispositivo sendo carregado. Isso permite que eles ajustem a potência de saída conforme necessário, garantindo uma taxa de carregamento otimizada em todos os momentos, sem sobrecarregar ou danificar a bateria.

Baterias Otimizadas: Dispositivos modernos muitas vezes são equipados com baterias de íons de lítio que podem suportar o carregamento rápido. Essas baterias são projetadas para lidar com altas taxas de carga sem comprometer a vida útil ou a segurança. No entanto, o uso de carregadores não certificados ou de baixa qualidade pode representar riscos para a bateria e para o próprio dispositivo.


Como escolher o carregador turbo?

 

Especificações: Verifique a voltagem e amperagem do produto, quanto mais potente, mais rápido e melhor.

Compatibilidade: Observe se o seu smartphone é compatível com esta função, caso contrário, o carregamento será normal.

Certificação: Confira se o carregador escolhido possui selo da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), isso comprova a qualidade e segurança do produto.

 

Se estiver na dúvida entre qual escolher, escolha a Händz! A marca oferece quatro opções que não vão te deixar na mão.

O carregador Eco tem uma entrada PD com 30W e outra entrada USB com 18W. Além de design sofisticado, ele é feito de fibra de trigo, um material de baixo impacto ambiental.

Outra opção que te garante um carregamento rápido vem com 30W na entrada PD e 18W nas duas entradas USB, garantindo que ninguém fique sem energia.

Se você quiser ainda mais agilidade, conte com o carregador de 40W de potência divididos em duas saídas PD.

Mas se você precisa carregar seu smartphone no carro, o carregador Veicular Turbo entrega até 30W de potência.

Escolha o melhor carregador turbo para otimizar seu tempo e não faltar energia!